8 de novembro de 2011

morri de amores...

Tudo começou com a Kér me enviando um link via Facebook sobre uma tal designer que exibiu uma coleção sustentável no Minas Trend Preview. Até aí tudo bem, porque minhas amigas modinhas têm se lembrado bastante de mim quando se deparam com "coisas" sustentáveis (ó céus, tô virando uma ambientalista roxa de verde, kkkk,). 

O link é esse:

Vale a pena assistir o vídeo SIM! 
É a marca mineira Mary Design, que faz um

MANIFESTO AO APREÇO 

"Nessa coleção eu resolvi fazer esse protesto a tudo o que todo mundo está vivendo, não só na moda, né? Na falta de tempo, pra essa correria, estresse, a própria moda com um calendário maluco que a gente não consegue mais acompanhar. (...) passa a não fazer as coisas com tanto amor como a gente fazia, porque a gente não tem tempo. Como se eu quisesse dizer assim: 'não quero isso mais pra mim, eu quero fazer as coisas nesse tempo aqui, sabe? No tempo de Caeté*, no tempo de feito à mão, no tempo de tomar café e costurar com milhões de mulheres em volta'. Eu acho que esse apreço ao feito à mão pede outro tempo, ele pede um tempo muito mais verdadeiro e muito mais real com a vida do humano.", Mary Figueiredo

*Caeté é uma cidade histórica, onde fica o ateliê de Nara Terra, parceira neste trabalho de Mary Figueiredo (designer da Mary Design). Nesse projeto, é oferecido trabalho para cerca de 150 pessoas da cidade.

Transcrevi uma parte da entrevista dada, porque quero registrar essas sábias palavras de protesto.

E, pra quem não teve tempo pra acessar o link (porque, né? essa vida é uma correria, a gente vive numa falta de tempo), eis algumas fotos das coisas lindas feitas pelas mãos!






Lindo, lindo, lindo... né não?!

Sabe o que é, galero? Fico feliz da vida quando vejo notícias de designers que produzem coisas maravilhosas e, além disso, levam a sério assuntos sociais e ambientais. E vão muito além: questionam todo o sistema em que estamos inseridos nos fazendo refletir. E, quem sabe, agir também?

Entre tantos socos no estômago no meio da moda, como inúmeros trabalhos escravos espalhados pelo mundo, poluentes inseridos na "cadeia fashion" (alguns a gente nem sabe que existem) e o fato de todo mundo estar correndo pra China pra baratear seus custos e fazendo vista grossa do porquê a produção é tão barata, faço questão de compartilhar e divulgar trabalhos DIGNOS.

Se eu estiver errada, me corrijam, por favor.

E o poeta já dizia...:

"todos esses que aí estão
atravancando meu caminho,
eles passarão!
eu passarinho..."

Tô contigo, Mary Design.

Nenhum comentário: